NOVOS FOGÕES TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E REDUZEM O DESFLORESTAMENTO

https://i1.wp.com/enactus.org/wp-content/uploads/2015/04/Enactus_Mumbai0913_114.jpg

Em determinados lugares do planeta, uma tarefa simples como cozinhar pode ser bastante perigosa. Mais de um bilhão de pessoas ainda usam chullas, os tradicionais fogões indianos feitos com três pedras, que tem sido utilizados desde a Idade da Pedra. Estes fogões são considerados ineficientes, pois requerem grandes quantidades de combustível para funcionar.

Chullas também trazem danos à saúde, ao liberar dentro da casa fumaça e fuligem que originam problemas oftalmológicos e respiratórios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos 4,3 milhões de pessoas morrem prematuramente em decorrência dessa poluição do ar dentro de seus lares. Felizmente, o time Enactus do National Institute of Industrial Engineering encarou esse desafio como uma oportunidade.

https://i1.wp.com/enactus.org/wp-content/uploads/2015/04/Enactus_Mumbai0913_143.jpg

Com a ajuda de Dev Pareek, do Indian Institute of Technology Bombay, o time criou um fogão de baixa fumaça. O novo design permite que a intensidade da chama seja controlada por uma alavanca conectada às entradas de ar. Quando as entradas de ar são bloqueadas, a intensidade da flama é reduzida. Os fogões utilizam menos combustível e ainda reduzem o tempo de preparo dos alimentos, o que ajuda as famílias a economizar dinheiro. Eles diminuem o desflorestamento, a poluição e os consequentes riscos para a saúde das pessoas, sejam eles imediatos ou a longo prazo.

https://i1.wp.com/enactus.org/wp-content/uploads/2015/04/Enactus_Mumbai0913_172.jpg

O time Enactus desenvolveu primeiro um protótipo, que foi testado no mercado. Isso os ajudou a adequar o produto para atender as necessidades do consumidor. Eles fizeram ajustes para assegurar que o fogão fosse confortável para as pessoas usarem e então mudaram o seu foco para a questão de como torná-lo mais acessível em termos de custo. Agora, os estudantes estão trabalhando para desenvolver os fogões para uso comercial. Eles pretendem anunciá-los e vende-los através de organizações não governamentais. Seus planos de marketing incluem demonstrações, assim como uma campanha publicitária enfatizando os benefícios do novo fogão.

http://enactus.org/low-smoke-stoves-improve-health-reduce-deforestation/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s